quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Memórias do CEFAM

Hoje me peguei lembrando dos tempos do CEFAM (Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério), uma das escolhas mais acertadas e felizes da minha vida. Foram quatro anos estudando loucamente em período integral (quatro aulas de manhã, cinco à tarde), numa intensa preparação para o exercício da docência. Entramos adolescentes e saímos professores cheios de ideais e sonhos. Me lembro que tinha que me levantar às 5h da matina, pegar dois ônibus, atravessando a cidade até a escola. Almoçava na casa da minha tia Bel, que felizmente também foi minha professora de História e Geografia.
A minha prática docente tem suas bases fortemente ligadas a este período e lamento muito que os cursos de Magistério tenham sido extintos.
Nessa foto aparece parte da turma, já no último ano:


E aqui já na formatura, realizada em 13/12/1997:



Numa época sem internet e celular, estudar era realmente um desafio constante na busca por fontes. Minha turma também mantinha um jornalzinho (Informativo Garfield), feito artesanalmente e reproduzido para toda a escola. Éramos conhecidos como "Os Poderosos", o que despertava até ciúme nas outras turmas. Fico imaginando como teriam sido estes anos se tivéssemos acesso a todos os recursos midiáticos atuais (google, youtube, twitter, blogs, etc).

Os festivais de teatro mobilizavam todas as turmas. Era uma guerra saudável na busca pelo troféu mais cobiçado: melhor peça. Ganhamos no 2o ano com a peça "Bailei da Curva". Durante os quatro anos que participei, fui o melhor ator em três edições (ainda tenho os troféus, hahaha). Mas minha carreira artística parou por aí mesmo...rs... Em 1997 chegamos a participar do festival sulmatogrossense de teatro, em Aquidauna, com a montagem da peça "Um dia no Rancho Alegre". "Espia" a turma:

Em 2012 completamos 15 anos de formados. Espero que consigamos fazer um encontro em Corumbá, como fizemos em 2007, na ocasião dos 10 anos. Alguns não seguiram a carreira docente, mas certamente nunca se esquecerão de que são, essencialmente, professores.

2 comentários:

  1. Tempos que não voltam... que bom que é recordar
    Mas Cláudio, dá pra te reconhecer de longe! Este sorrisão é incomparável!
    Adorei seu blog, quando a net permitir, passarei aqui para ler!
    Beijão e bom recesso
    Michelly

    ResponderExcluir
  2. Confesso que passear os olhos diante desse seu blog,lendo e relembrando "Nossos momentos",foi muito maravilhoso, uma nostalgia gostosa.São momentos que ficarão guardados em nosso coração!!!Precisamos marcar um novo encontro.URGENTE!rsrsrss.
    BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir