quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O "sagrado" laboratório de informática

Notícia veiculada pelo site da Infoexame (leia aqui) comenta pesquisa na qual 64% dos professores entrevistados afirmam que seus alunos entendem mais de computador e internet do que eles próprios. Isso se deve, em parte, às dificuldades de acesso por parte dos docentes às novas tecnologias, principalmente na escola, onde os computadores - quando estes existem fora do contexto administrativo - ficam concentrados em laboratórios trancados à sete chaves e, mesmo assim, possuem infraestrutura inadequada.
Infelizmente o laboratório de informática ainda é tratado como um lugar "sagrado" e "inacessível". Deve ficar trancado e só deve ser liberado no momento da aula. O professor que quiser utilizá-lo deverá fazer reserva e assinar milhares de termos de compromisso. Resultado: desinteresse e medo.
O computador deve ir para a sala de aula. Deve ser inserido em todo o processo de ensino e aprendizagem. Deixá-lo num único lugar, trancado, o afasta de uma real integração com este processo. Além do mais, o professor precisa se apropriar desses recursos de forma efetiva e não apenas como "complemento esporádico" de suas aulas. A realidade é que o professor deve "se virar" esfregando pedra de cal numa parede verde (ou preta) e, eventualmente, "incrementar" suas aulas levando seus alunos para o "sagrado laboratório". Não me venham dizer que isso é advento das tecnologias.
Triste. Mas esta é a realidade.

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