terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Aos olhos do "Grande Irmão"

Para quem já leu o livro “1984” de George Orwell, o episódio do suposto abuso no Big Brother deixa evidente o que este brilhante escritor já dizia em sua obra: todo mecanismo de controle tem o seu limite. A Globo tentou – em vão – criar uma atmosfera que nos fizesse acreditar que tudo não passou de troca de “carinhos” entre dois jovens alcoolizados. Mas a própria reação do público mostrou que mesmo num programa desse “nível” existem limites a serem observados. A conivência com um suposto crime ou mesmo a falta de esclarecimentos provocam reações que forçam os detentores da informação a tomarem novos rumos. 
O que eu acho mais interessante no BBB não é essencialmente o roteiro que se procura seguir lá dentro, mas exatamente essa relação do público com o que ocorre. Muitas reações apenas afloram a própria cultura brasileira, infelizmente ainda impregnada de racismo, machismo, sexismo e preconceito. E isso não é "privilégio" das classes menos favorecidas, nem exclusividade daqueles que assistem programas do estilo Big Brother.

E para aqueles que simplesmente odeiam o BBB por odiar, sugiro a versão dos cinemas do livro a que me referi. Isso certamente ajudará nas futuras argumentações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário