quarta-feira, 5 de março de 2014

Li e recomendo

Vila Utopia - Roberto Medeiros Maciel


Eu costumo dizer que livro bom é livro que nos faz querer morar dentro dele. E é exatamente essa a sensação que tive ao ler "Vila Utopia", primeiro romance de Roberto Maciel (o meu tio Beto). Recheado de personagens pitorescas e ambientado num delicioso vilarejo, a Vila Utopia, somos convidados pelo autor a mergulhar numa gostosa narrativa que nos apresenta as personagens de tal maneira que não mais conseguimos distingui-los do próprio cenário descrito e, quando nos damos conta, temos a sensação de que somos um dos moradores locais, indo à feira de domingo, passeando na praça e participando das festas. Para nós, corumbaenses, é impossível não buscarmos em nossa memória as pessoas que porventura possam ter inspirado os personagens, rindo muito quando conseguimos fazer tal relação e nos emocionando com o bucolismo com o qual a história se desenvolve. É uma gostosa nostalgia que nos embriaga. Impossível não querer passar pelo menos um dia no sítio do herói Zé da Bosta e encher a barriga com uma de suas receitas (fiquei com água na boca todas as vezes que ele foi para o fogão à lenha), buscar o futuro com a Vó Mainha, ouvir os causos nas mesas do Cortina Suja e cair na farra com a turma da Maria Cachorrinha. E é óbvio que me vi trabalhando na escolinha da professora Izabela, hehehe. As personagens das nossas lendas folclóricas, que aos poucos vão dando o ar da graça, me transportaram imediatamente à infância, quando ouvia, à noite, as histórias da minha avó em pleno Pantanal e morria de medo do Currupira e do Saci (e confesso que demorei a perder esse medo, rs). 
Vila Utopia é um livro para ser lido devagar, relaxando, buscando referências nas memórias e se divertindo com a rotina com um lugar que, certamente, faz jus ao nome. Parabéns, tio Beto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário