sábado, 23 de maio de 2015

Encerrando a campanha

Há 9 dias, iniciei um dos processos mais intensos da minha carreira: a campanha pela minha eleição como Diretor Geral do IFMS Câmpus Nova Andradina. Neste período, garanto que construí saberes antes impensados e pude analisar como as pessoas se movimentam no chamado “jogo democrático”. Percebi o quanto a maioria das pessoas se empolga, querendo transformar a realidade e melhorar suas condições de trabalho e estudo. Concluí o quão é importante primar pela ética e pela lisura quando se pretende fazer ouvir e, o mais importante, ser acreditado quanto as suas pretensões.



Fiz a campanha que eu queria: entreguei meu plano de gestão administrativa (pensado com carinho e profundidade durante quase 6 meses) a todos os servidores técnicos administrativos e docentes; fiz as reuniões com os segmentos; tive um ótimo papo com os alunos do TADS; pude conhecer melhor as angústias dos estudantes alojados; tive uma conversa séria com os representantes do grêmio estudantil; fiz questão de ir até os alunos da EAD e da especialização; percorri todas as turmas de Agropecuária, Informática, Zootecnia e Produção de Grãos; expus minhas ideias e defendi meus princípios no debate, que foi essencial para que a comunidade me conhecesse melhor e percebesse que não estou brincando quando digo que estou empenhado em mudar nosso câmpus (para assistir aos vídeos do debate clique aqui).

Acredito que consegui transmitir minha mensagem: a de que pretendo me doar ao máximo pelo nosso câmpus nos próximos quatro anos, sob uma perspectiva verdadeiramente INTEGRADA e DEMOCRÁTICA de gestão. A de que não estou atrás de um status e sim de uma oportunidade de transformar a realidade na qual estou inserido. A de que quero fazer uma gestão colaborativa e que realmente represente as necessidades locais.

A minha logomarca foi pensada e construída juntamente com o afilhado e grande amigo Evandro Falleiros. Traz num quebra-cabeças as três principais peças do nosso "quadro": o ensino, a pesquisa e a extensão. São peças singulares, insubstituíveis e que, juntas, compõem o IFMS que queremos. Entretanto, de nada adianta encaixá-las se não tivermos a importante e indispensável inclusão da infraestrutura, da valorização dos servidores, da comunicação e da democratização e ética na gestão. Um quebra-cabeças só é completo quando todas as suas peças encontram os seus exclusivos e importantes lugares.

Meu slogan não traz chavões. Traz quatro adjetivos que serão perseguidos e que, uma vez consolidados, nos permitirão bater no peito e dizer: eu tenho orgulho de ser e de fazer o IFMS! De fazer um IFMS forte, produtivo, conhecido e reconhecido. De fazer parte da melhor instituição de ensino do Mato Grosso do Sul.

Eu quero que o câmpus Nova Andradina seja o melhor do IFMS. Eu quero que sejamos exemplo de cumprimento de prazos e otimização de processos. Eu quero nossos estudantes brilhando mundo afora após passarem parte de suas vidas nos nossos espaços. Eu quero servidores felizes em contribuir com a mudança na vida desses jovens. Eu quero ver a Educação pulsando ao meu redor. Utopia? Não vejo assim, pois para mim, utópico é o objetivo que não foi perseguido. Dificuldades? Certamente aparecerão muitas. Mas se eu não gostasse de desafios, não teria escolhido a docência.

Bom domingo a todos e, nesta segunda-feira, dia 25 de Maio de 2015, me dê seu voto de confiança e me permita mostrar a todos o potencial que já mostrei nestes 5 anos de IFMS aos que conviveram mais próximos de mim. Vote Claudio Sanavria para Diretor Geral do IFMS Nova Andradina. Obrigado.

2 comentários: